O Plano de Governo do governador e candidato à reeleição, Wanderlei Barbosa (Republicanos) tem uma longa lista de propostas voltadas para as mulheres. O documento traz, por exemplo, o Hospital da Mulher, capacitação profissional, a criação da Secretaria da Mulher, entre outras.
Em seus discursos, Wanderlei enfatiza, sobretudo, a implantação do primeiro Hospital da Mulher no Tocantins. Um espaço de atenção especial às mulheres, com diagnóstico, tratamento, reabilitação e atendimento de emergências.
Mais do que isso, porém, diz Wanderlei, as propostas contidas em seu Plano de Governo, demonstram a preocupação com todas as tocantinenses. “Considero a criação da Secretaria da Mulher e a implantação do Hospital da Mulher muito importantes para o atendimento a elas, em todas as vertentes. Mas, nosso Plano de Governo, sinaliza que em nossa gestão as mulheres terão voz e vez”, explica Wanderlei.
O plano
O Plano de Governo de Wanderlei traz mais de 20 temas ligados ao público feminino: Rede Cegonha - Acolhimento com amor; Formatar o Programa Humanizado de atendimento às doenças da Mulher; Capacitar profissionais em saúde da mulher; Promover palestras adequadas à Saúde da Mulher; Mapa de risco e de acompanhamento pré-natal; Criação da Secretaria da Mulher; Garantir espaço das mulheres em Conselhos Setoriais; Criar o Programa Estadual do Protagonismo Feminino; Oferecer Palestras e eventos nas cidades e nas zonas rurais; Qualificar e requalificar coletivos de mulheres; Inserir a mulher como protagonista na economia tocantinense; Estimular o empoderamento da mulher; Garantir igualdade, equidade e inclusões social e econômica; Garantir participação igualitária em conselhos e em colegiados; Promover Programa Especial de Qualificação e de Requalificação da Mulher; Realizar ações de prevenção de violência contra a mulher; Implantar Centros Especializados de Atendimento à Mulher; e Atenção Especial na qualificação e requalificação das agentes das forças segurança, atendimento à mulher.