Segurança Pública

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) realizou, nesta sexta-feira, 16, a inauguração da nova base do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) da Polícia Penal do Tocantins. A ampliação do espaço visa potencializar a atuação do grupamento e possibilitar bem-estar aos gopeanos, com ambientes adequados para treinamentos, atividades administrativas e capacitação profissional.

Durante a cerimônia, o secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, reforçou a importância da atuação do Grupamento. “Por onde andamos sempre recebemos elogios pela atuação dos gopeanos no reforço da segurança nas unidades penais, o que demonstra o bom trabalho que vem sendo realizado. Essa é uma grande vitória de toda a Polícia Penal, pois esse novo local irá somar ainda mais com as missões do Grupo em todo o Estado”, ressaltou.

Já o coordenador do Gope, Wanderson Veras, aproveitou o momento para agradecer a dedicação de todos os integrantes do Grupo. “Eu sei o suor e sangue que cada um derramou, vi o primeiro e último tijolo sendo colocado, por isso quero agradecer a dedicação de todos. Essa não é uma base apenas para o Gope, é para toda a Polícia Penal, agora nosso grupamento tem mais conforto e estrutura, em um local que também poderá ser utilizado para outros grupamentos”, afirmou.

Construído com esforço conjunto da Secretaria da Cidadania e Justiça, especialmente dos integrantes da Polícia Penal e de instituições parceiras, o novo local conta com sala de aula, academia, setor administrativo, garagem coberta, local para reserva de armamentos, setor operacional, copa e alojamentos feminino e masculino.

A cerimônia de inauguração também contou com a presença do secretário executivo da Seciju, Gilson Silva; superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes; gerente de Operações dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Cleiton Arantes; presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Tocantins, Wilton Angelis, além de representantes de grupamentos e unidades especializadas dos Sistemas Penal e Socioeducativo, servidores e parceiros que contribuíram com a ampliação da Base.

Gope

O Gope foi criado há quase três anos, sendo considerada a tropa de elite da Polícia Penal do Tocantins, composto por policiais penais capacitados e treinados para agirem em operações penitenciárias especiais de alta complexidade, solução de possíveis crises no âmbito prisional, segurança de autoridades, dentre outras atribuições.